Buscar
  • BC Marketing

Segurança para prédios de grande porte

Então chegamos a parte 3 sobre sistemas de segurança, falaremos então sobre prédios de grande porte, caso você não tenha acompanhado sugiro que, vejas as partes 1 e 2 sobre segurança para Condomínios e prédios de pequeno porte.


Investir em segurança sempre foi uma preocupação em condomínios e prédios dos mais variados tipos e tamanhos, mas em especial daqueles de grande porte, uma vez que as suas dimensões costumam atrair ações indesejadas.


Em geral, os prédios com maiores proporções possuem mais áreas, que precisam estar sob constante vigilância para não sofrerem nenhum tipo de surpresa negativa. De fato, é preciso investir em alguns cuidados para proteger o espaço como um todo.


Para começar, um condomínio precisa estabelecer as suas normas de segurança para que consiga planejar atividades e ações pertinentes, de forma a conter qualquer possível ameaça com maior facilidade.


Afinal, assim como se investe na manutenção das instalações elétricas prediais, é fundamental que a segurança do local esteja em dia, para que tanto os moradores quantos os funcionários e até os visitantes tenham maior tranquilidade no prédio.


Nesse sentido, quando o assunto envolve a proteção de condomínios de grande porte, todo cuidado é pouco. Isso porque a extensão da sua área exige atenção redobrada, para que nenhum ponto fique vulnerável no local.


Sendo assim, é muito comum que diversas medidas sejam implementadas no espaço, de forma que cada pequeno espaço do prédio seja considerado dentro de um planejamento de segurança eficaz e urgente.


Se você quer entender melhor como funciona a segurança de condomínios de grande porte, com o intuito de saber como idealizar o melhor plano de proteção para esse tipo de edificação, este artigo é para você.


Por isso, siga na leitura dele e conheça a importância da segurança de um prédio, os pontos negativos de condomínios que não possuem esse tipo de cuidado, o que uma empresa terceirizada deve ter para fazer esse tipo de trabalho e outros temas relevantes.


A importância da segurança para um prédio


Se proteger uma casa já é necessário, investir na segurança em um prédio é ainda mais urgente. Isso porque a quantidade de pessoas e o movimento diário desses espaços tende a ser muito maior e precisa ser controlado.


Quem mora ou trabalha em condomínio sabe que o espaço recebe visitas e entregas durante todo o período comercial e até mesmo fora dele.


Justamente porque existem muitas famílias presentes no espaço, a quantidade de ações que são realizadas ali diariamente é imensa, o que exige uma atenção maior para que nada fuja do esperado.


Muitas das pessoas que decidem morar em condomínio têm um único objetivo: desfrutar de maior segurança, o que nem sempre é possível quando se reside em uma casa de rua.


Sendo assim, elas pagam taxas de serviços para o condomínio, de forma a contar com esse cuidado extra na sua rotina. Por isso, a segurança se torna um elemento importante por vários motivos, sendo alguns deles:


  • A proteção dos moradores;

  • O controle de entradas e saídas;

  • O impedimento de vandalismos;

  • O monitoramento da área como um todo.


Dessa forma, assim como um software ERP fica responsável por registrar e armazenar todo o processo de uma empresa, o sistema de segurança de um prédio de grande porte permite uma gestão otimizada de todo o espaço.


Isso porque ele vai proteger os moradores na entrada e saída do local e durante a sua permanência no prédio, além de garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao interior do condomínio.


A segurança também ajuda a evitar vandalismos na propriedade, o que é um fator que causa medo e prejuízos para os moradores.


Por fim, um monitoramento eficiente da área é feito por completo, de forma que cada espaço dentro do condomínio oferece a tranquilidade que se espera do local.


Sendo assim, é possível dizer que tal como um controle de frota, a segurança de um prédio de grande porte é indispensável para garantir que tudo esteja dentro do esperado, otimizando a proteção do condomínio e promovendo um espaço agradável para se viver.


Pontos negativos de um prédio sem segurança


Quem acompanha os noticiários sabe que muitos prédios que não possuem segurança são alvos fáceis para criminosos, que costumam invadir o espaço e praticar assaltos e roubos, tanto nos apartamentos que estão ocupados quanto nos que estão vazios.


Além disso, é possível que ocorram invasões no espaço, que pessoas não autorizadas tenham livre acesso ao prédio e que a entrada e a saída da garagem fiquem desprotegidas.


Por isso, um condomínio sem segurança se torna um local vulnerável, que precisa receber investimentos para garantir a tranquilidade dos seus moradores.


Nesse caso, a implementação de uma portaria remota ou a contratação de uma equipe de segurança podem solucionar com facilidade esses pontos, garantindo a satisfação de quem mora ali e quer se sentir devidamente protegido.


Contratação de empresas de segurança terceirizadas


Uma das possibilidades que ganha cada vez mais adeptos quando o assunto é segurança predial é justamente a contratação de empresas de segurança terceirizadas, que oferecem esse tipo de serviço com excelência e experiência.


Assim como para contratar uma assessoria trabalhista é necessário buscar por uma companhia que preste o serviço de forma personalizada, a segurança terceirizada faz uma análise do condomínio para entender as suas necessidades específicas.


Isso quer dizer que ela precisa conhecer o prédio para identificar todas as possíveis áreas que exigem vigilância e, assim, pode oferecer um plano coerente para implementar os seus serviços de forma eficiente e completa.


Sendo assim, tal como a realização de serviços contábeis precisa ser realizada por uma equipe capacitada e que priorize o sigilo de informações, a segurança de um condomínio também tem as suas particularidades que devem ser respeitadas e levadas em conta.


Por isso, uma empresa de segurança terceirizada precisa ter como diferencial o sigilo de informações ocorridas no prédio, oferecer profissionais devidamente treinados e capacitados para dar suporte aos moradores e controlar entradas e saídas do local.


Todos esses pontos fazem parte de uma companhia idônea e correta, que certamente prestará um excelente serviço ao seu contratante.


Em quais pontos a empresa de segurança atua


Existem vários pontos dentro de um condomínio de grande porte que precisam de atenção. Por isso, é comum que a empresa de segurança avalie o local para oferecer a solução mais completa para o espaço. Conheça alguns desses elementos a seguir.


1. Portaria


O primeiro e um dos principais pontos onde uma empresa de segurança pode atuar é na portaria. Ela precisa conter diversos equipamentos que ajudam nos cuidados diários do espaço, permitindo uma identificação rápida de quem quer entrar no local.


É também comum que as imagens do sistema de segurança estejam presentes ali, assim como um sistema de registro de entrada. Além disso, a presença de profissionais qualificados e capacitados é essencial para essa área do prédio.


2. Portões


Os portões, em especial os da garagem, costumam ser um dos alvos de ações criminosas. Por isso, um dos pontos que merece atenção na segurança de um prédio de grande porte é esse, de maneira que se possa garantir que apenas moradores acessem o local.


Sendo assim, é essencial que um segurança fique presente o tempo todo ali, de modo a observar quem entra ou sai do prédio. Esse cuidado evita invasões e previne várias outras situações de risco.


3. Vigilância por câmera das áreas comuns


Tal como os projetos corporativos devem levar em conta cada departamento de uma empresa, um condomínio precisa ter todas as suas áreas monitoradas.


Nesse caso, além da portaria e dos portões do local, é fundamental que exista a vigilância das áreas comuns do prédio, serviço esse que pode ser feito por meio da instalação e do monitoramento de câmeras.


Além de cobrir todas as áreas de acesso livre, o monitoramento ajuda a identificar qualquer irregularidade no espaço, o que já emite o alerta para que a equipe de segurança do condomínio tome as devidas providências.


Por isso, esse se tornou um elemento indispensável da segurança de qualquer condomínio.


4. Sistema de alarmes


A instalação de alarmes também é um elemento que contribui para a segurança dos prédios, principalmente daqueles que contam com muitas portas ou janelas.


Em caso de abertura dessas áreas de maneira não autorizada, as sirenes vão soar, indicando que algo está errado. Assim, o time de segurança do prédio vai até o local para solucionar o problema ocorrido.


Esses são alguns dos elementos mais importantes oferecidos pelas empresas de segurança e, por isso, devem estar presentes em qualquer prédio, mas em especial nos de grande porte.


Investir na proteção de condomínios é fundamental para garantir a segurança e a tranquilidade dos moradores. Nesse sentido, é interessante aplicar uma pesquisa de clima organizacional para entender quais são as queixas e necessidades dos moradores.


Com esses dados em mãos, é possível elaborar um projeto de segurança para o condomínio com maior assertividade, garantindo que todos estejam satisfeitos e aprovem a contratação da equipe de segurança o quanto antes, protegendo o prédio como um todo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


8 visualizações0 comentário

(31) 3234-0606 - Segnet - Sistema de segurança eletrônica, CFTV, portões automáticos, catracas

Segnet - Segurança eletrônica, interfonia, CFTV, Portões, catracas

(31) 98408-0114 - Horário comercial 7:30 as 17:45

Rua Professor Amedee Peret, 500 / A - Cidade Nova, Belo Horizonte - MG, 31.170-270

 A melhor empresa de segurança eletrônica em BH