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Síndico, está se sentindo sobrecarregado? Quais as atribuições do síndico? Parte 1

Atualizado: Set 14


A gestão de apartamentos de hoje é semelhante à gestão de pequenas empresas.


Muitos cuidados devem ser tomados para que o manejo funcione dentro do escopo da lei sem problemas e sem muitas dores de cabeça.

Além do interesse nas áreas de contabilidade, administração e direito, o conhecimento do direito civil e do direito do trabalho também é muito importante para o bom exercício do cargo de síndico.


Existem vários outros tipos de habilidades que ajudam a ser um bom síndico: saber ouvir as reclamações dos inquilinos, ser politizado, ser humilde e ser bom na comunicação e o mais importante: seja um bom líder.


Com a ajuda deste guia, você poderá saber mais sobre toda a legislação relacionada com o dia-a-dia de trabalho, como realizar reuniões e até conselhos sobre como deve ser executado o processo de gestão de apartamentos.


As atribuições do síndico estão previstas no artigo 1348 do Código Civil, tais como: convocar a assembleia dos condôminos; representar o Condomínio; cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as deliberações das assembleias; prestar contas à assembleia; elaborar o orçamento do condomínio; realizar o seguro da edificação, etc...


Geralmente, a convenção tem um capítulo que trata deste assunto, reafirmando as atribuições previstas no Código Civil e definindo outras atribuições específicas, de acordo com as características do condomínio.


Convocar a assembleia dos condôminos


Nos já falamos sobre como criar um ambiente democrático e organizado dentro do seu condomínio no texto regras de boa convivência para condomínios. Então se quiser saber mais e só entrar dar uma olhada.


Você entenderá que o síndico tem a responsabilidade de convocar ambientes de conversação e assembleias para apresentar propostas e problemas a serem solucionados.


Ele também tem uma missão de fazer desses espaços lugares inclusivos e democráticos para que diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto venham ser levados em consideração.


Conselho fiscal


A Comissão de Finanças é responsável por verificar todas as contas dos apartamentos e aprovar as contas em assembleia geral de acionistas.


A lei estipula no Novo Código Civil: Art. 1.356 que pode haver no apartamento uma comissão de finanças, composta por três membros, eleitos pelo parlamento, com mandato não superior a dois anos, responsável pelas contas do administrador.


Portanto, a existência do Comitê de Finanças não é legalmente obrigatória, mas se a Convenção o prevê, torna-se obrigatória. A primeira coisa a ser destacada é que, para uma boa administração, o entendimento do síndico sobre o código civil e o direito do trabalho é de extrema importância, o conhecimento contábil e administrativo pode fazer toda a diferença.

Ninguém precisa ser um especialista, mas algumas informações sobre essas legislações serão úteis, é claro, quando você sentir que não pode fazer tudo, sempre que sentir que você não é capaz de fazer tudo sozinho, procure ajuda de profissionais experientes.


Conclusão


Essas foram dicas simples que podem te ajudar a deixar as informações do seu condomínio mais seguras e te prevenir de problemas futuros, seja ele grande ou pequeno, a Segnet está pronta para te ajudar a fazer dele um lugar mais seguro pra todos.


Desde já agradecemos a sua audiência até aqui e te esperamos semana que vem para a segunda parte desse texto.


Se você ficou interessado em conhecer mais sobre nossos serviços, e só entrar em contato com a gente através do (31) 3234-0606 e do whatsapp(31) 98408-0114.


Não deixe de solicitar a avaliação de segurança do seu condomínio gratuitamente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da BC Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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