Buscar
  • BC Marketing

Síndico, conheça a Lei do Stalking e os reflexos em condomínios

Atualizado: Set 9

você sabe o que é stalker?

Você com certeza já deve ter ouvido falar dessa palavra, mas sabe o que ela significa? A palavra stalker é derivada da língua inglesa e significa perseguidor.


Ela é aplicada a alguém que importuna de forma insistente e obsessiva uma outra pessoa. Assim, essa forma de espionar e perseguir um indivíduo de forma constante e desagradável é denominada stalking.


A era digital trouxe ainda mais facilidade a essa prática, o que fez com que uma demanda de proteção surgisse perante a esse perigo.


É por isso que a lei do Stalking foi sancionada (Lei 14.132/21). O objetivo dessa é o de penalizar aquele que pratica ato reiterado de perseguição para com um indivíduo ou grupo.


Essa lei vem tendo um impacto direto em condomínios, quando se vive em comunidade você fica ainda mais suscetível a essa prática, tendo em vista que você pode estar vivendo no mesmo lugar que seu perseguidor. Isso se intensifica quando você é uma pessoa em posição de visibilidade como um síndico.


Separamos algumas coisas importantes que você síndico precisa saber para manter seus condôminos alertas.



1 . Não é uma lei específica para os condôminos, mas traz impactos positivos.


A lei não abrange apenas condomínios, mas acaba sendo uma conseqüência pois é aplicada em casos que se enquadram nessa questão, já que seu objetivo abrange situações desse tipo em qualquer ambiente.


O síndico precisa criar meios para que seus condôminos possam registrar queixas específicas, e pra isso pode usar muitos meios de consumição como: livro de ocorrências, e-mails, prints de Facebook, Instagram, WhatsApp etc

podendo também ser através de testemunhas.



2 . Use redes de reuniões para poder falar sobre.


É importante que o síndico e sua junta administrativa mantenham, seus moradores prontos e alertas para esse tipo de situação, o simples fato de falar sobre o assunto traz vários benefícios como: manter os moradores cientes de que tal pratica é crime e inibir seus atores.


E também criar uma rede de denúncia que vai fazer com que vítimas venham a se sentir seguras para denunciarem. É o melhor caminho para a resolução de problemas. Nesse sentido, uma gestão plural e participativa tende a não ter esse tipo de problema.


Além disso, o condomínio tem os seus meios legais para que um condômino exponha aquilo que o incomoda na gestão, sendo sua principal arma, as assembléias. Por isso, não deixe de participar, esse é o principal espaço para a democracia condominial.



3 . Juntas administrativas e redes de apoio.


Essas pessoas podem ser altamente manipuladoras e intimidadoras. Visto que Stalkers são predadores, então eles sempre visam pessoas que entendem como vulneráveis.


Em sua maioria mulheres e crianças ou adolescentes de ambos os sexos podem ser considerados como vulneráveis por eles. Por isso costumam ser seu público alvo. Mas homens adultos mesmo que em menor número ainda podem ser vítimas.


Por isso as juntas administrativas em condomínios são extremamente importantes nesses casos, pois elas criam ambientes seguros de proteção para essas pessoas. Quando você se vê vítima de um stalker, o apoio é importante, por serem predadores, seus níveis de perseguição para suas vítimas pode fazer com que elas se sintam altamente indefesas.


Como síndico você deve criar um ambiente seguro para as vítimas e estimular denúncias.


Conclusão


Lembrando que a Segnet está pronta para te ajudar a fazer do condomínio um lugar mais seguro pra todos. Nossos equipamentos de segurança podem te ajudar a coibir esse tipo de ação, converse gratuitamente com um de nossos consultores e tire dúvidas.


Desde já agradecemos a sua audiência até aqui e te esperamos semana que vem para a segunda parte desse texto.


Se você ficou interessado em conhecer mais sobre nossos serviços, é só entrar em contato com a gente através do (31) 3234-0606 e do whatsapp (31) 98408-0114.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da BC Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

4 visualizações0 comentário