Buscar
  • BC Marketing

O que são portas automáticas de enrolar


Entre as portas mais eficientes do mercado atual estão as de enrolar. Além de sua flexibilidade e resistência, elas podem ser automatizadas, garantindo assim uma qualidade muito maior do produto.


As portas de enrolar são portões metálicos retráteis, que normalmente são feitos com alguns materiais específicos, como:

  • Aço galvanizado;

  • Ferro;

  • Alumínio;

  • PVC;

  • Entre outros.

Este tipo de portão é facilmente encontrado em estabelecimentos comerciais, garagens e indústrias. Isso acontece porque sua praticidade é impressionante, sobretudo no caso dos portões automatizados.


Além disso, a segurança oferecida pelo portão de enrolar acaba sendo uma excelente opção para a maioria dos locais que possuem algum tipo de contato direto com o exterior, assim como o toldo articulado ajuda no combate às intempéries.


Esse tipo de portão tem uma durabilidade impressionante, o que o torna um dos mais versáteis produtos no ramo da construção civil. Ademais, este tipo de porta pode ser de diversos tamanhos, formas e espessuras, conforme a necessidade do usuário.


Eles também podem ser usados em ambientes internos, e podem ser pintados de várias maneiras, até mesmo utilizando arte urbana como o grafite para criar a logomarca de sua empresa ou outro elemento que você julgue interessante.


É possível ainda aumentar mais a segurança do local com uma fechadura eletroímã, por exemplo, que impede o funcionamento do equipamento antes de ser liberado.


Como funciona esse tipo de porta?


As portas de enrolar, independentemente de serem manuais ou automáticas, funcionam seguindo o mesmo padrão. Assim como acontece quando você vai reformar a casa e aposta em variados serviços, por exemplo, na restauração de pisos.


Pois bem, durante a sua produção, são criadas lâminas que se encaixam umas nas outras. Esse tipo de montagem permite uma boa flexibilidade, o que garante o funcionamento dela.


Para conseguir fazer o movimento giratório, são instalados trilhos nas laterais da porta, e as lâminas correm por estes trilhos no sentido de baixo para cima, usando um eixo horizontal que fica no topo da porta para enrolar.


Por seu modelo de fabricação, este tipo de porta acaba sendo muito leve, o que permite que um motor simples consiga fazer o movimento de subida e descida, automatizando esse processo.


Além disso, caso haja uma falha elétrica no ambiente, você pode facilmente fazer o movimento de abertura e fechamento de forma manual, contando com um suporte para fazer esse processo.


Em uma empresa de gerenciamento de obras, por exemplo, é importante definir qual será o principal ponto para a guarda e segurança do local. Por isso, é importante saber todas as funcionalidades de seu portão.


Ademais, as portas automáticas normalmente possuem um controle remoto pequeno e de alta capacidade de funcionamento, o que acaba permitindo total domínio para o proprietário sobre o funcionamento dela.


Em caso de perigo, é possível abrir ou fechar a porta com um clique, o que pode ser a diferença na questão de segurança de seu estabelecimento. Nestes controles, também é possível explorar a velocidade em que a porta abre e fecha.

Esse modelo acaba aprimorando o funcionamento da porta giratória,


especialmente em ambientes onde o portão tem uma largura muito grande. Nestes casos, é importante se atentar ao funcionamento do motor, para que o portão funcione de maneira uniforme.


Se apenas um dos lados travar e o outro continuar descendo, você pode acabar quebrando o mecanismo e gerando problemas, então é preciso atenção quando estiver fazendo o fechamento do portão.


Assim como instalar um prendedor de porta pode ser uma boa solução para itens tradicionais, ficar de olho e apostar em ferramentas próprias, pode garantir uma durabilidade para a porta automática.


Conheça os benefícios da porta de enrolar


Existem diversos benefícios na escolha deste modelo para proteger seu estabelecimento, garagem ou indústria. Para conseguir entender melhor as possibilidades, falaremos um pouco das principais vantagens da porta de enrolar.


O primeiro e maior benefício tem relação com o custo-benefício do material. Isso porque a durabilidade das portas de enrolar é muito grande, o que acaba garantindo que ela ficará em funcionamento por um bom tempo.


Nesse aspecto, o investimento acaba valendo muito a pena, a julgar pela funcionalidade e o tempo que você acabará conseguindo manter em atividade seu portão.


Assim como é preciso valorizar a qualidade de dobradiças para móveis, é preciso garantir uma boa qualidade para a sua porta automática.


vezes o portão pode durar até mesmo décadas, se for realizada a manutenção corretamente. Inclusive, este é um outro ponto importante para a escolha desse tipo de porta.


A manutenção dele é muito barata, sendo que existem diversos técnicos especializados, tanto na parte metálica quanto no motor de automação, que também deve ser cuidado para apresentar um bom trabalho.


A longevidade do portão de enrolar é uma de suas principais qualidades, ficando próxima de sua resistência e segurança.


Por isso, muitos empreendedores, especialmente aqueles que possuem lojas de rua, acabam optando por esse modelo para buscar uma proteção maior.


Além do ponto citado, com a tecnologia, você pode acoplar diversos elementos extras, como portaria inteligente para facilitar a abertura e fechamento da empresa, softwares de automação e outros itens.


Veja quais os tipos de porta de enrolar


Existem algumas variações desse tipo de portão no mercado, e é importante saber qual escolher para seu imóvel, assim você garante um bom resultado tanto de proteção quanto de estética.


Isso porque muitas destas portas acabam integrando o design do ambiente, tornando-o mais agradável e estilizado. Por isso, é importante ter certeza de qual modelo você deve escolher para sua instalação.

Sendo algumas opções:


Transvision


O modelo transvision, também conhecido popularmente como modelo “furadinho”, é uma porta de enrolar que possui vãos que permitem que a iluminação natural entre no ambiente.


É um modelo ideal para lojas que fiquem dentro de outros estabelecimentos, como galerias e shopping centers. Ela também pode ser utilizada em casos de lojas que precisem ficar fechadas durante o horário de atendimento.


Isso porque a intervenção da luz natural pode acabar sendo muito proveitosa dentro do espaço, bem como o efeito de ventilação. Por isso, é um modelo moderno e arrojado, mas que não tem como principal prioridade a segurança de outros modelos.


Esse modelo também é ideal para visualizar a movimentação do lado de fora de seu negócio, apoiando-se na câmera de monitoramento para a análise.


Porta de fachada


Esse tipo de porta é ideal para qualquer tipo de estabelecimento que tenha sua entrada principal voltada para a rua, ou qualquer lugar de fácil acesso. O principal elemento desse tipo de porta é a segurança que ela se propõe.


Trata-se de um material durável, com muita resistência e que te deixa mais confiante na hora de fechar. As portas de fachada se adaptam a diversos tipos de projeto, e podem ser personalizadas para receber um tom mais moderno e interessante.


Algumas empresas optam também por esse modelo para suas vitrines, protegendo assim os vidros e o conteúdo interno. Por serem muito resistentes, acabam sendo a melhor opção na segurança de qualquer empresário ou lojista.


Embora elas tenham uma aparência simples, uma boa pintura e uma arte podem acabar tendo um efeito estético impressionante na peça, facilitando assim seu potencial de utilização.


Portão industrial


O portão industrial é similar a porta de enrolar comercial, sendo a maior diferença seu tamanho. Adequada para a entrada e saída de caminhões e outros elementos maiores, os portões industriais podem ser enormes, com até quinze metros de largura em média.


Esse tipo de portão precisa de motores especiais para sua automação, com uma potência maior que a normal e, normalmente, com motores auxiliares para sustentar o peso do equipamento.


Para garantir a segurança física e saúde de pessoas que passam pelo portão, bem como a estrutura de veículos e produtos que passem por ele, é possível configurá-lo com elementos que impeçam seu fechamento com sensores e controles remotos.


Automatizando uma porta de enrolar

Embora as portas de enrolar manuais tenham sua utilidade, o processo de automação é muito simples e pode ajudar diversas pessoas, sobretudo aquelas que têm dificuldade de abrir e fechar os portões por causa de peso ou outros fatores.


Os portões desse tipo já estão em circulação, sendo que alguns empresários já possuem toda a estrutura pronta, portanto seria muito mais fácil realizar a instalação de um motor do que trocar toda a estrutura.


Existem alguns modelos com preços em conta, que podem ser muito interessantes para qualquer empresário, uma vez que se tornam muito mais fáceis de controlar e são uma opção simples para resolver os problemas de abertura e fechamento do local.


Considerações finais


As portas de enrolar são uma opção prática e extremamente segura para proteger seu estabelecimento. Por isso, escolher o modelo ideal para o seu imóvel e garantir a segurança e conforto é fundamental.


Lembre-se que existem empresas especializadas em portões de enrolar automáticos, o que pode facilitar muito sua busca por esse tipo de produto.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

11 visualizações0 comentário