Buscar
  • BC Marketing

Como criar um ambiente organizado no seu condomínio

Atualizado: Set 9


Esse texto vai ajudar você síndico a sair de situações ruins e conseguir um ambiente de ajuda mútua e cooperação dos seus condôminos.

Se você tem acompanhado nossas postagens já deve ter acumulado algumas dicas sobre o assunto com os textos: 4 coisas que todos os síndicos deveriam


saber e regras de boa convivência para condomínios.


No texto de hoje vamos te deixar a par de algumas coisas que podem evitar situações chatas.


Quando você vira síndico recebe várias obrigações legais. As sete principais obrigações legais são civil, criminal, trabalhista, tributária previdenciária e ambiental. Nós falaremos mais sobre elas nos próximos textos. Então continue nos acompanhando para saber mais.


Além dessas responsabilidades síndico ainda tem a responsabilidade de fazer do condomínio um ambiente de boa convivência. E a boa convivência pode impactar diretamente nas suas obrigações legais. Quanto mais cooperativo for o ambiente menos estresse você pode ter com futuras responsabilidades legais.

Então vamos as dicas que podem te ajudar com isso.


1 – Comunique-se com os condôminos


Síndicos que se comunicam bem com as pessoas sempre estabelecem muito respeito e organização nos ambientes que estão. Então converse com seus condôminos crie um ambiente de amizade e ajuda.


Faça reuniões e assembléias aonde serão discutidas suas regras de uso e manutenção dos espaços coisas do condomínio. Também é importante emitir comunicados que fiquem nos lugares aonde todos vejam e emitir circulares e panfletos com acordos e regras que mantenham a ordem.


Uma excelente ideia dentro dessa lógica na nossa era digital, é criar um portal de informações para seu condomínio onde todos vão ter acesso aos combinados e normas. Nessa plataforma deixe espaços onde as pessoas podem comunicar coisas que vão ser úteis para sua convivência e mais lugares onde elas podem fazer sugestões e reclamações sobre como as coisas funcionam.


2- Crie redes de apoio


É importante lembrar que o síndico acumula muitas funções legais e morais, então é preciso que ele tenha apoio dos moradores.


Você deve aproveitar os momentos em que os moradores estão juntos em uma assembléia ou reunião para detectar talentos e pessoas que podem ser úteis em determinadas funções. E dentro dessas pessoas crie uma junta do condomínio, essas pessoas serão responsáveis por manter a ordem e te manter informados com visões gerais das coisas no condomínio. E um clássico dividir e conquistar divida funções para poder conquistar uma melhor gestão do espaço.


Além disso, é preciso ter garantias de manutenção e segurança do espaço e quanto a isso você pode contar conosco da Segnet, para cuidar da segurança os com equipamentos através de manutenções prévias.


3 - Responsabilidades que não podem ser terceirizadas


Agora entramos em uma parte de extrema importância, existem responsabilidades que não podem ser terceirizadas. E a primeira delas é o seguro.


O condomínio é um conjunto habitacional que pode representar grandes perigos a todos se não tiver a segurança necessária, quero que você pense o seguinte, uma residência comum já acumula vários perigos com infiltrações e incêndios. Imagina um lugar que possui várias residências. O risco é mais que dobrado não acha? Então você precisa se precaver.


Os seguros vão desde contra incêndios e explosões, até terremotos e quedas de aeronaves. E podem perpassar até direitos aéreos de responsabilidade civil.

Fora isso, quando as empresas que te prestam serviços forem solicitadas, esteja atento a pedir todas as retenções tributárias, contábeis e previdenciárias.


Quando você faz isso se assegura de que todos os impostos que te garantem estabilidade e legalidade, estão em dia já que se um imposto não é pago a responsabilidade vira do síndico.


Sempre seja exigente quando a transparência e a prestação de contas das seguradoras, para que você esteja sempre dentro o seu direito ao exigir determinado serviço quando precisar. E sempre disponibilize esse conteúdo para sua junta e se precisar para os moradores.


Conclusão


Essas foram dicas simples que podem te ajudar a deixar seu condomínio um lugar mais organizado e te prevenir de problemas futuros, seja ele grande ou pequeno, a Segnet está pronta para te ajudar a fazer dele um lugar mais seguro pra todos.


Desde já agradecemos a sua audiência até aqui e te esperamos semana que vem para a segunda parte desse texto.


Se você ficou interessado em conhecer mais sobre nossos serviços, e só entrar em contato com a gente através do (31) 3234-0606 e do whatsapp(31) 98408-0114.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da BC Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 visualização0 comentário