Buscar
  • BC Marketing

4 COISAS QUE TODO SÍNDICO DEVE SABER PARA ADMINISTRAR UM CONDOMÍNIO


Se você já é um síndico ou está começando agora, deve saber das suas responsabilidades e muitas vezes se organizar pode ser muito difícil principalmente se você é inexperiente.


Foi por isso que separamos aqui 5 dicas que vão te ajudar a otimizar seus gastos e fazer uma melhor gestão do seu condomínio.



1 . Finanças


Um síndico precisa estar a par de todos os seu compromissos fiscais, taxas, impostos e outras cobranças. Estar com suas contas em dia faz com que ele fique livre de juros e outras inflações, com suas contas em dia você não precisa se preocupar com processos e multas.


E quais são essas contas? Essas contas incluem as mais comuns como água e luz até impostos governamentais. Também tem pagamento de funcionários como faxineiros, zeladores, porteiros e outros.


Podem incluir também pagamentos de serviços terceirizados como serviços de desentupidoras e empresas de segurança. E finalmente controle de taxas junto aos moradores.


Pra isso você pode fazer uso de várias ferramentas como planilhas de orçamentos. Essas vão te dar controle total sobre o que entra e sai pra isso você precisa atualizá-las sempre com as coisas que já foram pagas no mês e as que estão inadimplentes.


Assessorias especializadas, como por exemplo contadores ou administradores, aplicativos e softwares de organização financeira são muito úteis também.


A coisa mais importante é manter tudo documentado para poder se assegurar de quem precisa cobrar, e também ter documentado caso precise disso para alguma ocorrência fora do comum, como ser cobrado duas vezes pelo mesmo serviço.


2 . Relações trabalhistas


Sindico você não é só mais um morador comum agora, também é um gestor, um gerente que precisa manter decoro no que além de sua moradia vem a ser seu ambiente de trabalho.


Como dito antes, o condomínio exige que algumas pessoas façam determinadas funções como os porteiros, faxineiros e zeladores. Então você também precisa estar atento a todos os impostos que precisa pagar a essas pessoas que vão de FGTS, INSS e as demais regras previstas na CLT.


Além do que você precisa manter o diálogo para que o ambiente de trabalho seja produtivo, mantendo os moradores e funcionários alertas aos combinados as suas obrigações e direitos.


3 . Questões civis e administrativas

O conhecimento do estatuto civil é importante na hora de saber suas responsabilidades legais, para não cair em processos. E mais do que isso saber seus direitos é o que você precisa para manter a ordem sempre.


Da mesma forma saber quais são os documentos que precisam estar em dia, como são feitas as assembleias e regimentos internos.


Assim como na parte administrativa saber tomar decisões dentro dessas assembléias que deem mais acesso a participação de todos em uma decisão final.


4 . Relações interpessoais


Para que todos os passos anteriores funcionem é preciso ter uma boa comunicação com seus condôminos.


Como visto anteriormente também o síndico tem que se desdobrar em servir os condôminos e assessorar seus funcionários de forma totalmente consciente.

Para isso é preciso criar um ambiente igualitário e democrático. Que todos possam falar e serem ouvidos para ter melhores resultados nas suas decisões.


Conclusão


Essas foram dicas simples que podem te ajudar a deixar o seu condomínio um lugar mais organizado e te prevenir de problemas futuros, seja ele grande ou pequeno, a Segnet está pronta para te ajudar a fazer dele um lugar mais seguro pra todos.


Desde já agradecemos a sua audiência até aqui e te esperamos semana que vem para a segunda parte desse texto.


Se você ficou interessado em conhecer mais sobre nossos serviços, e só entrar em contato com a gente através do (31) 3234-0606 e do whatsapp(31) 98408-0114. Não deixe de solicitar a avaliação de segurança do seu condomínio gratuitamente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da BC Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre marketing digital.


7 visualizações0 comentário